Você sabe prontamente dizer as diferenças entre ASB e TSB?
Quem quer ingressar na área de odontologia de forma rápida tem duas opções: como Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) ou como Técnico em Saúde Bucal (TSB).

Há quem confunda as duas profissões e até pense que elas são uma só.

Nada disso! Cada uma tem sua formação e tarefas específicas.

  • Tarefas

Uma das diferenças entre ASB e TSB é a rotina diária.

As responsabilidades do Auxiliar de Saúde Bucal giram mais em torno da preparaçãoÉ ele quem separa e higieniza os materiais empregados nos procedimentos. Também é função dele limpar ou descartar o que foi usado. O ASB ainda recebe os pacientes e organiza os documentos deles, como a ficha de atendimento e o histórico.

Já o TSB é o responsável por pequenos procedimentos no próprio paciente, como aplicar o flúor para limpeza dentária ou remover uma sutura. Ele também pode tirar as radiografias da arcada dentária.

  • Formação e salários

O salário também faz parte das diferenças entre ASB e TSB.

Normalmente, um técnico ganha um pouco mais do que um auxiliar.

Isso porque, entre outros motivos, a formação do Técnico de Saúde Bucal é mais extensa e as atividades envolvem maior risco biológico e de contaminação.

Por esse motivo, a faixa salarial de um TSB é maior.

É importante lembrar que as duas carreiras exigem registro no Conselho Federal de Odontologia (CFO) e no Conselho Regional de Odontologia (CRO) e que nada impede que um ASB possa ser um TSB no futuro!

Agora que você já sabe as principais diferenças entre ASB e TSB é só escolher qual das duas profissões mais te agrada  e procurar a melhor opção para a sua formação. 

Informações dos cursos via WhatsApp: 77 98153-4090

Você sabe a diferença entre ASB e TSB?
Rolar para o topo
Pré-Matrícula
close slider

    Pré-Matrícula!

    Curso de Interesse:

    Seu nome*:

    Seu e-mail*:

    Seu Telefone*:

    Dt. Nascimento:

    Cidade:

    Como nos Conheceu?